quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O texto a seguir foi produzido por Jordan Barbosa aluno do 3º ano D do Ensino Médio, a partir do poema de Manuel Bandeira "Poema tirado de uma notícia de jornal".


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

quinta-feira, 23 de agosto de 2012




O texto a seguir foi produzido a partir de nano contos retirados do site:  http://www.nemonox.com/1000portas/index.php?o=1


Olhou para a porta. Pensou duas vezes. Entrou.
E lá estava ela, sentada em uma cadeira de balanço, seus cabelos longos e encaracolados davam o brilho a seus olhos azuis.
Ela, com um olhar meigo, olhou para ele e apenas com um sorriso lhe disse um oi solitário.
Ele, ao vê-la, tremeu e saiu pela mesma porta que entrou sem dize uma única palavra, deixando-a com seu olhar confuso de menina encantadora.

Ele, desorientado, foi caminhar a beira mar com aquele olhar em seu pensamento. Sentou-se na areia para ver a lua. Areia escapou-lhe pelos dedos. Assim foi o amor.

Na melhor parte do sonho, a bruxa veio acordá-lo.
Refletiu.
Era dia.
Morava na rua e tinha 17 anos mas parecia morrer para sempre.

Pintura de Pierre Auguste Renoir, 1841-1919
Texto produzido por Bianca Trindade, Débora Sousa Santos e Verônica Guedes, alunas do 3º ano C do Ensino Médio da E. E. Prof. Miguel Reale.
Os nanocontos sublinhados são dos respectivos autores: Ana Roberta Richter;Ricardo Baroni;Herbert Farias e Mauro Amaral.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O texto a seguir foi produzido com base no poema de Manuel Bandeira "Poema Tirado de Uma Notícia de Jornal". A proposta foi a de produzir um texto narrativo, em que fosse apontado um motivo para a personagem João Gostoso se atirasse na Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi pedido aos alunos que eles buscassem produzir o texto que existe por traz do poema, ou seja, o texto existente nas entrelinhas.
Imagem retirada de: http://matildawm.blogspot.com/2010_04_25_archive.html 


  João Gostoso era carregador de feira livre e morava, em um morro que se chamava Babilônia, em um barracão sem número. 
  Em uma noite, vindo de seu trabalho para sua casa, ele parou no bar Vinte de Novembro. João Gostoso se divertiu com seus amigos. Bebeu vodca e outras bebidas quentes, de tão bêbado cantou e dançou a música do Bob Marley. 
  A música o faz relembrar seu passado com sua ex-namorada, então no caminho para casa se atirou em um beco chamado “Lagoa Rodrigo de Freitas” e morreu afogado em tantas magoas e tristezas.


Texto produzido por Graziele Vieira Justino e Renata Pedroso, alunas do 1º ano E do Ensino Médio da E.E. Prof. Miguel Reale.